O cão da família definitivamente ganhou uma atualização nas últimas duas décadas. As pessoas estão dispostas a vestir seus animais de estimação em roupas e é uma indústria em crescimento. Você pode começar a criar seu próprio traje para seu bichinho de estimação e divulgá-lo on-line. Há pessoas que reconhecem a potencial oportunidade de renda relacionada a roupas para animais de estimação, e estão lucrando muito.

Os dados do setor se explicam, em parte, pelo tamanho da população de animais de estimação no país. Segundo a Euromonitor, há 146 milhões de pets no Brasil, sendo 58,7 milhões de cachorros e 26,5 milhões de gatos. Somos, segundo o órgão, a terceira maior população pet do planeta, atrás da China (417 milhões) e dos Estados Unidos (232 mi). Até pouco tempo atrás, nossos cães, por exemplo, viviam fora de casa, nos quintais, e comiam restos do nosso almoço e jantar ou alimentos feitos com carnes como pescoço de frango. De lá para cá, passamos por um processo que os especialistas chamam de “humanização dos pets” – o que responde por grande parte do boom das pet shops.

Como vender roupas pet online
Você pode começar a ganhar dinheiro com uma loja de roupas para animais on-line em quatro etapas simples:
- Decida o que você venderá
- Decida como você venderá
- Configurar uma loja online
- Comece a vender suas roupas para cães
Vamos dar uma olhada mais profunda em cada uma delas!

1. Decida que tipo de roupa pet você venderá
Quando se trata de roupas pet, seria difícil esgotar as diferentes peças de roupa que existem por aí. Alguns dos mais comuns são:
- Casacos
- Vestidos
- Camisas
- Coleira peitoral
- Gravatas borboleta
- calça
- Capas de chuva
- Pijamas
- Roupas cirúrgicas
Basicamente, se você, como pessoa, pode usá-lo, provavelmente há uma versão para o seu pet também. E sim, isso inclui acessórios como:
- Coletes salva-vidas
- Chapéus
- Perucas
- Trajes

E embora as roupas para pet estejam disponíveis para praticamente todos os tamanhos e raças, há uma porcentagem significativamente maior de pessoas que compram roupas para raças menores, como:
- Pugs
- Chihuahuas
- Yorkshire terriers
- Bulldogs
As roupas para pet – assim como as roupas das pessoas – também podem ser feitas de muitos materiais diferentes, e há benefícios para cada tipo.

Se você está vendendo jaquetas para manter um cachorro quente, faria sentido que ele fosse feito de um material mais quente, como a lã. Se você estiver vendendo roupas para cães com pele sensível ou com várias alergias, ela deve ser feita de materiais hipoalergênicos, como algodão ou seda.
Portanto, como você pode ver, existem praticamente inúmeras opções disponíveis para você e seus clientes, e é por isso que é extremamente importante escolher um nicho. Ao escolher um nicho, você poderá aprimorar significativamente seu mercado-alvo e, portanto, direcionar tráfego direcionado para sua loja on-line e, potencialmente, fazer mais vendas. Assim, por exemplo, se você optar por vender acessórios para cães com o único objetivo de vestir um cão, seu mercado-alvo provavelmente será de mulheres afluentes com filhotes menores.
Independentemente disso, você deve escolher uma área específica para se concentrar e determinar ser o maior especialista e líder no espaço possível.

2. Decida como você vai vender suas roupas para cães
Existem duas maneiras principais de vender roupas para cães online:
- Comprando de fornecedores
- Confecção própria
Fornecedores:
Comprando de fornecedores, você precisa apenas do capital para investir no estoque. Seu único trabalho será pesquisar bons fornecedores, montar a estrutura da loja online e se preocupar em divulgar. Você não fica responsável pela criação e nem confecção dos produtos, porem, essa forma de começar é mais arriscado para quem tem pouco dinheiro para investir no mercado pet. Lembrando que fornecedores tem um limite mínimo de compra para cada peça, pois o lucro do fornecedor se dá pela quantidade vendida, por isso fornecem no atacado. Levando em consideração que você é iniciante no mercado pet, provavelmente não sabe em que peças investir, qual terá mais saída, qual terá menos procura. E a intenção de qualquer empreendedor e ter sucesso nas vendas e não ver produtos encalhados. Lembrando que o custo é um pouco maior comparado a quem produz, pois o fornecedor precisa ter sua margem de lucro para arcar com as despesas envolvidas da produção. Consequentemente o lucro de quem revende, será menor.

Confecção Própria:
Já para quem produz as próprias peças, o custo com certeza será menor, e nesse caso a possibilidade de lucros se torna maior. Mesmo que você não entenda muito de costura, confeccionar roupas e acessórios para pet é mais fácil do que se pensa. Basta ter os moldes para pet em mãos. As roupinhas e acessórios para pet, são consideravelmente pequenas, comparadas a roupas e acessórios para humanos, e por isso, os materiais gasto na confecção das peças são pouquíssimos. Com um metro de tecido dá para confeccionar muitas peças. E o melhor de tudo é que, você gasta minutos na confecção de uma peça. Isso significa que em um dia é possível produzir dezenas de peças. Com um cantinho em casa para colocar uma máquina de costura e uma mesa para cortar as peças, você já consegue começar sua produção. Confeccionando as próprias peças você tem a vantagem de se despontar no mercado, pois terá a oportunidade de escolher as estampas e fazer composições personalizadas, ser diferente faz total diferença. A desvantagem de confeccionar as peças é ter que ficar responsável por tudo: compra dos materiais, cortas as peças e confeccionar as peças, além de ser responsável pela divulgação e atendimento ao cliente. No começo alguém da família pode dar uma ajuda, e conforme o negócio for se expandindo, você pode pagar alguém para ser responsável pela divulgação e atendimento. Dessa forma você se preocupa apenas com a produção.
Outra vantagem da fabricação própria, é que além de lojista, você também pode expandir o seu negócio se tornando fornecedora. Isso mesmo! Você pode manter sua loja online e ao mesmo tempo fornecer para outros lojistas, começando pelos da sua região.

3. Configure uma loja online
Conseguir uma loja on-line é bastante fácil, especialmente com a ascensão do setor de comércio eletrônico. Ao procurar uma plataforma para sua loja online, existem muitas opções, algumas das mais comuns:
- Elo 7
- Mercado Livre
- Site
As duas primeiras plataformas são marketplace, como se fosse um shopping online, onde você pode ter uma loja. São excelentes alternativas por não cobrarem nada para você montar a loja e começar a divulgar. Apenas quando as vendas acontecem é que uma pequena taxa é cobrada. Ambas são super fáceis de configurar, basta ter as fotos dos produtos e preencher as informações. Tudo é muito intuitivo, possibilitando que qualquer pessoa consiga montar. Geralmente quem está iniciando, prefere o Elo 7, pois lá você pode trabalhar por encomendas, não precisa necessariamente ter um estoque, apenas os mostruários. Para quem está no exterior, pode usar o Etsy, muito parecido com o Elo 7. Já o Mercado Livre, mesmo podendo trabalhar por encomendas, os clientes são mais imediatistas e preferem as peças de pronta entrega. Ou seja, quem tem um estoque se destaca mais.
Já a terceira opção, é montar um site próprio, o que demanda um investimento maior, já que precisará contratar um web designer, pagar hospedagem e etc. Quem tem uma boa grana para começar, geralmente já montam o próprio site. Lembrando que essa modalidade, você também precisará investir em divulgação, pois um site novo ainda é algo desconhecido, portanto ninguém fará uma busca com sua marca (falaremos sobre marketing mais abaixo). Já no Elo 7 ou Mercado Livre, o público vai lá em busca do produto e aparecerá as opções de lojas, inclusive a sua.

As vendas de produtos destinados a animais de estimação no Brasil dobrou. Muito desse crescimento se dá pela facilidade de acesso à internet e popularização de marketplaces, que são uma excelente oportunidade para quem quer empreender no mercado Pet. As classes C, D e E são responsáveis por comprar 60% dos produtos. Assim sendo, fica claro que o brasileiro vê seus bichinhos como membros da família e estão dispostos a gastar com eles. Além dos marketplaces, há uma crescente nas vendas realizadas pelas redes sociais, com destaque para Facebook e Instagram.

4. Comece a vender suas roupas para pet
Quando todas essas outras etapas estiverem concluídas, a etapa final é começar a vender. Agora, para atrair clientes, você deseja direcionar tráfego para seu site. Isso pode ser feito através de anúncios pagos no Google Adwords, Fecebook ADS, e etc.
Também poderá divulgar de forma orgânica, ou seja, você usa meio de chegar ao cliente sem precisar investir em anúncios pago. Isso pode ser feito através das famosas redes sociais, como: FanPage no Facebook, Perfil comercial no Instagram, pois dessa forma poderá inserir o link de sua loja na bio do perfil. Também poderá usar o Pinterest. O Twitter, o Youtube, enfim, existem inúmeras possibilidades para divulgar sua loja e produtos organicamente. Lembrando que o Facebook e Instagram agora também possuem lojas integradas, o permite que vendas sejam realizadas diretamente através destas redes sociais. Fantástico, não é?!

Depois de obter vendas, você desejará tentar manter esses clientes como clientes recorrentes. Isso pode ser feito por meio de uma lista de endereçamento, na qual você envia e-mails regulares que podem conter cupons ou promoções ou até mesmo inclui cupons na sua embalagem ao enviar os produtos.
Uma dica bem legal é, na primeira compra enviar um mimo junto com um bilhetinho de agradecimento. Isso tem um poder incrível de cativar a clientela. Ela se sente especial, sente que você não as considera apenas como mais um cliente. Já se perguntou por que as grandes marcas se renderam as redes sociais? Justamente pelo fato da aproximação gerar muito mais resultados.

Quanto você pode lucrar?
A quantia que você pode ganhar depende realmente do seu nicho na indústria de roupas para pets, de quem é seu público-alvo e do seu sucesso em marketing. A loja de comércio eletrônico média em todos os nichos pode ganhar de alguns milhares de reais por mês (eu sei, isso é muito).
No ano passado, segundo dados do Instituto Pet Brasil, entidade que cuida do varejo pet, o mercado todo faturou R$ 32,9 bilhões, incluindo o varejo especializado, um aumento de 5,8% em relação ao ano anterior – responsáveis pela maior fatia de desempenho do setor, as pet shops faturaram R$ 26,6 bi em 2017. E o setor pet não retraiu em nenhum momento dos últimos anos. “Nem nas fases mais agudas da crise econômica”. O mercado brasileiro de animais de estimação é o terceiro maior do mundo. Com números tão animadores, pode ser a hora de você aproveitar sua paixão por animais para ganhar dinheiro!

Conclusão: O mercado pet é sim uma excelente oportunidade de negócio. E começar o quanto antes, especialmente investindo em e-commerce (loja online), faz com que você saia na frente até mesmo de marcas conceituadas, mais que ainda possuem apenas lojas físicas. O mundo mudou, e quem não estiver na internet, pode estar perdendo muitas oportunidades.

E aí, gostou destas dicas?! Compartilhe essas ideias e ajude a inspirar outras pessoas!

Como faço p padronizar os tamanhos?
CurtirCurtir
Ola Lucia, tudo bem?! Nosso blog é apenas de inspirações e ideias, não saberia responder essa pergunta. Mas aqui no artigo da moda pet, tem um curso maravilhoso que indicamos, onde esta incluso toda grade de moldes. Caso queira conhecer clique aqui >> https://hotm.art/ModaPetLucrativa
Beijo e sucesso em seus projetos!
CurtirCurtir
Bom dia!! Eu amei as dicas quero entrar nesse ramo só tenho uma duvida melhor ficar só em roupas ou toalhas personalizada e caminha pode ser incluso também pois no caso seria eu e minha mãe que iria produzir as peças deis de já agradeço 🥰🙏
CurtirCurtir
Oi Juliana! Tudo bem?! Obrigada pela visita. Fico feliz que nossas dicas tenha te incentivado! Claro que você pode colocar outros itens além das roupinhas, não tem problema algum. Pois o nicho é o mesmo – Pet. O tutor que comprar a roupinha pode se interessar pela caminha, ou vice e versa. Mas também pode começar com as roupinhas, e depois ir agregando as outras peças no mostruário. E caso precise de moldes, dá uma olhada no curso que indicamos nesse post, ele é maravilhoso, pois além de ensinar vários modelos de roupas com todas as grades de moldes em tamanho real, você também receberá: um e-book ensinando a vender pela internet, molde de mochila para passeio, molde cama no modelo pata e molde de manequins para demonstração das peças. Espero ter ajudado! Um beijo e muito sucesso para você e sua mãe! 😘
CurtirCurtir
Gostei muito das dicas.
CurtirCurtir
Obrigada, Jussilene! Seja sempre bem vinda! 💋
CurtirCurtir
Adorei as dicas estou super animada pra investir em moda pet😄 !!!! Estou a procura de moldes… infelizmente esse link q vc postou não entra….😔😒
CurtirCurtir
Olá Marielle, tudo bem?! Fico feliz que nosso blog te ajudou de certa forma! O link estava desatualizado, porque o curso com pacote de moldes foi encerrado. Mas já estamos com parceria nova. Esso novo curso é fantástico, pois aborda não somente a parte prática, mas também do planejamento de divulgação e venda de Moda Pet. Vou deixar o link novo aqui abaixo para você conhecer melhor, ok?!
https://hotm.art/ModaPetLucrativa
Espero ter ajudado! Um beijo e sucesso em seus projetos! 💋
CurtirCurtir